Em mensagem, Lula diz que vitória de Obama é momento de superação histórica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta quarta-feira (5) à tarde, mensagem cumprimentando o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama. Na mensagem, Lula felicita Obama em seu nome e em nome do povo brasileiro e afirma que a vitória do democrata – primeiro presidente negro dos Estados Unidos – representa um momento de superação histórica para o país.

“Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo”, diz Lula a Obama, repetindo a frase de sua campanha de 2002 à Presidência do Brasil.

O presidente brasileiro lembra que a eleição de Obama se dá em uma conjuntura de desafios complexos para a ordem internacional, intensificados pela gravidade da crise financeira. “Estou certo de que, sob a liderança de Vossa Excelência, os Estados Unidos responderão a esses desafios, inspirados pela ‘intensa urgência do agora’ demandada por Martin Luther King [ativista político norte-americano, partidário da não-violência, que lutou pelos direitos das minorias, sobretudo mulheres e negros, assassinado em 1968].”

Lula menciona, ainda, que a eleição de Obama ocorre num momento “particularmente favorável” das relações entre Brasil e Estados Unidos e diz estar seguro do aprofundamento dessas relações, guiadas pelo “respeito mútuo, por laços históricos e por valores e objetivos comuns”, conclui a mensagem.