Edison Lobão exalta diversidade de fontes energéticas do Brasil

 Foto: José Cruz/ABr
Edison Lobão citou a auto-suficiência em petróleo e o crescimento da produção de etanol e biodiesel.

Brasília – Em discurso durante cerimônia na qual recebeu de Nelson Hubner o cargo de ministro de Minas e Energia, Edison Lobão elogiou a diversidade de fontes energéticas existentes no Brasil, que dispõe de 100 mil megawatts de capacidade instalada.

?Há um potencial ainda inexplorado, estimado em o dobro da capacidade em uso, a depender das condições socioambientais sobre futuros empreendimentos.?

Durante pronunciamento, o ministro não usou uma vez sequer as expressões ?racionamento?, ?economia de energia? ou ?risco de apagão?.

Lobão ressaltou que 76% da energia consumida no Brasil é gerada de fontes hidrelétricas, definidas como a ?forma mais barata e menos poluente de se produzir energia?.

Destacou também o trabalho desenvolvido pela Petrobras para fornecer o gás natural necessário ao funcionamento das usinas térmicas, que foram acionadas em dezembro do ano passado para compensar os efeitos da falta de chuvas.

O ministro pregou a busca de novas alternativas de suprimento. ?É importante trazer o gás das bacias de Santos, do Espírito Santo e de Campos, bem como o GNL [gás natural liquefeito], além de assegurar o fornecimento do gás boliviano.?

Lobão prometeu se empenhar para expandir o parque de geração nuclear, que hoje corresponde a apenas 2% da capacidade instalada de energia no Brasil.

?O mundo inteiro trabalha com usinas nucleares?, justificou o ministro, ao citar a meta de atingir a capacidade de geração nuclear de 8 mil megawatts em ?alguns anos?.

Entre os aspectos positivos do setor energético brasileiro, Lobão citou a auto-suficiência em petróleo e o crescimento da produção de etanol e biodiesel.

Voltar ao topo