Economista contesta que salário do serviço público seja baixo

Brasília – O consultor de economia Raul Velloso, que foi secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento no início dos anos 90, contesta a informação de que a média salarial dos servidores públicos seja inferior à dos trabalhadores da iniciativa privada, contida em estudo divulgado na última quinta-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

?Essas comparações gerais precisam de muito cuidado e deveriam ser feitas de acordo com cada função. Duvido que um motorista do Senado ganhe menos que um motorista do setor privado?, pondera Velloso.

?O grande drama do setor público é que para funções de menor qualificação, ele paga muito mais que o setor privado. E nas áreas que exigem melhor qualificação, o serviço público paga menos. As médias não querem dizer nada?, diz o economista.

Raul Velloso defende um quadro de servidores ?enxuto? e afirma que o governo não pode pensar em contratar mais. Para ele, os gastos com servidores deveriam ser menores. ?Um Estado que não tem capacidade financeira, mas tem muitas funções para exercer, como o Brasil, deveria ser mais enxuto do que é. Se o governo não tem dinheiro, os gastos com pessoal deveriam ser muito menores?.

O governo federal prevê a contratação de até 56,3 mil servidores no ano que vem, segundo proposta orçamentária encaminhada ao Congresso. A Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) defende a ampliação do quadro.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.