Dono da Schincariol morto com 3 tiros em SP

São Paulo – O proprietário da Cervejaria Schincariol, José Nelson Schincariol, de 60 anos, morreu na madrugada de ontem, após ter sido baleado por dois homens volta das 23h de segunda-feira, quando chegava em sua casa, na Rua Santa Cruz, n.º 533, no centro da cidade de Itu, região de Sorocaba. Os agressores dispararam cinco tiros, dos quais três atingiram o empresário, dois na cabeça e outro nas costas.

Depois de ter sido ferido, o empresário foi levado em estado grave pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro da antiga Santa Casa de Itu e, posteriormente, transferido de ambulância e helicóptero para o Hospital Israelita Albert Einstein, zona sul de São Paulo. A família de José Nelson Schincariol informou que ele recebia ameaças havia três meses. Apesar disso, o empresário nunca concordou em andar com seguranças.

O crime ocorreu quando Schincariol já estava dentro da garagem do sobrado onde mora. Familiares relataram que ouviram cinco disparos e, quando olharam pela janela, viram os dois homens pulando o muro da casa. “Ele foi baleado na garagem de sua casa. Ainda não se sabe se ele reagiu”, disse um investigador da Delegacia de Polícia Central de Itu. Como José Nelson era considerado um homem corajoso, o delegado do plantão policial de Itu, Antônio Goes Filho, acredita que o empresário tenha reagido a uma tentativa de assalto. No entanto, há também a suspeita de ter sido um crime encomendado, uma vez que os criminosos não levaram nada da vítima.

O corpo do empresário foi velado no auditório da fábrica da empresa na cidade de Itu e o enterro foi no final da tarde, no cemitério da Saudade, no município. A Schincariol decretou luto e a fábrica em Itu ficou fechada. Segundo relato das testemunhas, os suspeitos de atirar no empresário fugiram em direção à via marginal da cidade, Avenida Otaviano Pereira Mendes.

Nersão, como era conhecido, adorava o Ituano, time de futebol profissional da cidade, e sempre que podia não perdia jogos da equipe em Itu, onde ia invariavelmente acompanhado da mulher. A Schincariol é uma empresa de controle familiar, com sede em Itu, a 103 quilômetros de São Paulo. A empresa começou distribuindo bebidas, na década de 60, mas nos anos 80 a família decidiu criar a sua própria marca de cerveja. Hoje, a Schincariol tem seis fábricas pelo País, 6 mil funcionários, 23 centros de distribuição próprios e parceria com 250 distribuidores.

A empresa produz as cervejas Pilsen, Malzibier, Munich, Primus e Glacial, além de refrigerantes e águas. A marca de cerveja Schincariol é a quinta mais vendida no País. Segundo o ranking elaborado pela empresa de consultoria Nielsen, de dezembro de 2002, a Skol lidera com 32,1% das vendas. Na sequência estão Brahma (20,2%), Kaiser (10,9%), Antarctica (9,1%) e Schincariol (8,8%). Em sexto lugar está a Bavária (3,3%), seguida pela Boemia (2,1%) e Cintra (1,9%).

Voltar ao topo