Dois suspeitos de terem participado do latrocínio da empresária Vanessa Barone, de 39 anos, foram presos nesta quinta-feira, 30, em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Rafael Expedito Carvalho Mendes Oliveira, de 22 anos, teria sido o autor do disparo que atingiu a empresária durante um assalto na zona oeste da capital paulista. Além dele, Wendel Barbosa dos Santos, de 18, teria confessado participação no crime.

continua após a publicidade

O crime aconteceu no dia 15 de setembro em frente a um condomínio residencial no Rio Pequeno, na zona oeste. A vítima, acompanhada de três filhos, tentava entrar em um Audi TT, quando foi abordada pela dupla em uma motocicleta. Câmeras de segurança de um prédio registraram o momento em que a família tentou dominar um dos criminosos, que seria Rafael Oliveira. Armado, o bandido atirou em Vanessa e, depois, acertou um dos filhos dela, de 17 anos, de raspão.

O filho da empresária reconheceu o capacete usado por Rafael Oliveira, afirma a SSP. Já no celular de Wendel Santos, foram descobertas fotografias de uma moto semelhante à usada no crime. Os dois foram presos durante uma investigação do 85º Distrito Policial (Jardim Mirna), acusados de integrar uma quadrilha de roubos na região.

Além deles, outros três adolescente – dois de 17 anos e um de 16 – também foram apreendidos pelos policiais e encaminhados à Fundação Casa. A quadrilha foi pega após a delegacia receber uma denúncia anônima de que os suspeitos se reuniriam na Rua São Caetano, em Embu das Artes.

continua após a publicidade

Ao chegarem ao local, os policiais abordaram um dos jovens de 17 anos, que havia sido apreendido com uma moto roubada no dia anterior. Segundo investigações, o veículo havia sido roubado por Rafael Oliveira e por outro menor de idade, de 16 anos, que teriam pedido ao adolescente para guardar a moto na sua casa. Lá, os policiais ainda encontraram um carro clonado.

O jovem teria, então, indicado outro ponto de encontro dos suspeitos, um posto de gasolina, onde Wendel Santos e um adolescente de 17 anos foram encontrados. Aos policiais, Santos teria confessado participação em roubos. Ele também teria afirmado que emprestou uma arma para mais dois suspeitos: Rafael Oliveira e um jovem de 16 anos.

continua após a publicidade

Rafael Oliveira foi preso em casa, onde os policiais apreenderam ainda duas motos – uma roubada e outra clonada. O adolescente também foi pego na frente de casa e teria confessado praticar roubos com os demais suspeitos.