Dois cometas são visíveis hoje

São Paulo – Os cometas não são objetos tão raros como se imagina. Tanto que dois deles estão visíveis no céu atualmente, em horários diferentes, e poderão ser observados ao mesmo tempo a partir de terça-feira – isso sim, um espetáculo raro. O C/2001 Q4 (Neat) estará hoje no horizonte noroeste, do pôr-do-sol até as 22h30. Já o seu companheiro, C/2002 T7 (Linear), exige certo espírito esportivo do observador: estará visível amanhã antes do nascer do sol, a partir das 4h30, na direção leste.

Os nomes, de difícil digestão, têm sua razão científica. A letra C significa que são cometas novos, nunca antes observados. A data corresponde ao ano em que foram descobertos e as letras Q e T, às respectivas quinzenas de cada mês: a primeira quinzena de janeiro é A, a segunda é B, e assim por diante. O número seguinte representa a ordem dos cometas descobertos naquele período.

E a sigla em parênteses indica o projeto responsável pela descoberta: Near Earth Asteroid Tracking (Neat) e Lincoln Near Earth Asteroid Research (Linear), ambos programas para detecção de asteróides próximos da Terra.

Gás e poeira

Os cometas não são exatamente asteróides, apesar de se parecerem muito com eles. São objetos rochosos, mas cobertos de gás e poeira congelada, que se evaporam à medida que se aproximam do Sol, formando a característica cauda. “Os cometas são corpos formados no início do sistema solar, só que em regiões muito frias e distantes do Sol”, explica o astrônomo Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo.

Ambos os cometas são visíveis a olho nu, mas não espere enxergar nenhuma grande bola com cauda rasgando o horizonte. Sem um telescópio, tudo que será visível é um ponto luminoso, estático e difuso. É recomendável usar binóculo. O melhor período de observação vai até o fim do mês, quando o brilho dos cometas estará mais forte. A partir de terça já será possível ver os dois ao mesmo tempo no céu, no início da noite.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.