O Diretório Nacional do PT aprovou neste domingo, por 55 votos a favor, 27 contra e um abstenção a expulsão do deputado João Fontes (SE) do partido. A reunião do diretório decide ainda hoje a permanência ou não no partido dos deputados João Batista Babá (PT-PA), da deputada Luciana Genro (PT-RS) e da senadora Heloísa Helena (PT-AL), em razão de atos contrários à decisão majoritária do partido na votação das reformas tributária e previdenciária.
A expulsão de João Fontes foi motivada também por atitudes consideradas desrespeitosas ao partido e a lideranças do governo. Durante a discussão do processo do deputado João Fontes, o secretário da Executiva Nacional, Sílvio Pereira, expôs ao plenário rda reunião as razões para a expulsão de João Fontes. Ele afirmou que o deputado, ?de maneira premeditada e consciente?, convocou coletiva em Aracaju (SE), para caluniar e desrespeitar o presidente Lula Inácio Lula da Silva, e para exibir fita de vídeo, de 1987, com a intenção de atacar o governo.
Além disso, votou contra a orientação do partido nas reformas tributária e da Previdência. ?Não há dúvida sobre suas verdadeiras intenções de atacar o governo e o presidente. E mesmo com o fechamento de questão em torno das votações da reforma, o deputado permanece com a mesma postura de ataques reiterados e cotidianos ao governo. Não podemos permitir que vontades individuais prevaleçam sobre a vontade coletiva?, afirmou Sílvio Pereira.
Em sua defesa, o deputado João Fontes disse que em nenhum momento teve a intenção de caluniar o presidente e que exibiu uma fita de conhecimento público. Em seu discurso, o deputado afirmou ter trabalhado para eleição do presidente nas quatro eleições, mas não concorda com a atual condução política do governo.
?Tenho grande respeito por Lula e pelo PT, mas não foi essa a política econômica que o povo elegeu. Mesmo expulso vou continuar torcendo pelo sucesso do presidente?, concluiu.
A reunião do diretório acontece no Hotel Blue Tree, em Brasília. Manifestantes e integrantes do grupo ?Amigos da Heloísa? ? criado há 15 dias com o objetivo de defender a senadora contra a expulsão do partido ? fizeram ato de apoio à permanência dos deputados e estão concentrados na porta do hotel, mas não têm acesso à sala de reunião.
Saiba mais sobre esse assunto em:
Partido dos Trabalhadores – www.pt.org.br
Agência Estadão – www.agestado.com.br .


