Diretores do PT fazem visita política à China

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) está desde ontem na China, em viagem para conhecer a estrutura política e administrativa do país. De acordo com o site do partido, a delegação, liderada pelo presidente da legenda, Ricardo Berzoini é composta também pelo secretário-geral Joaquim Soriano, pelos secretários Gleber Naime (Comunicação), Romênio Pereira (Organização), Paulo Ferreira (Finanças) e Marinete Merss (Assuntos Institucionais). Também compõem o grupo os membros da Executiva Nacional do partido Valdemir Garreta e Neila Batista, além da diretora da Fundação Perseu Abramo, Selma Rocha.

Conforme protocolo de intercâmbio firmado em 2004, o PT bancou as despesas de viagem, mas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação serão pagas pelo Partido Comunista chinês. Os petistas conheceram a Oficina de Estudos do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional, a embaixada brasileira na China e o Centro de Planificação Urbanística de Pequim. Eles se reuniram com o vice-ministro da Chancelaria do governo chinês, He Yafei, e o ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista, Wang Jiarui. O grupo discutiu a situação internacional e a política externa dos governos e partidos.

Amanhã, a delegação deve se reunir com Liu Yunshan, membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e ministro do Departamento de Propaganda do CC, para, em seguida seguir viagem para Nanjing e Shangai. A visita se encerra no próximo dia 20.

Voltar ao topo