Diretor da Anac aprovado pelo Senado diz que segurança será prioridade

Brasília – O brigadeiro da reserva Allemander Pereira Filho disse nesta terça-feira (16) à Agência Brasil que a sua gestão numa das diretorias da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) terá como "prioridade número um" a melhoria da qualidade da segurança do setor.

"Segurança é um dogma para quem trabalha neste setor. Sem segurança, não há aviação", afirmou o brigadeiro que teve o nome ratificado nesta terça-feira pelo Senado Federal. Ele ocupará a Diretoria de Segurança Operacional, Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Anac.

Allemander Pereira Filho trabalhou 25 anos no Departamento de Aviação Civil (DAC), extinto após a criação da Anac.

Outro ponto que o brigadeiro considera fundamental para a melhoria do setor aéreo está na confiabilidade dos vôos. "Vamos ter que redobrar a atenção na manutenção das aeronaves", disse. E defendeu o estabelecimento de mecanismos mais ágeis de fiscalização das frotas das companhias aéreas, ressaltando que é fundamental o investimento em pessoal técnico especializado no setor.

"Na aviação, a qualificação profissional é fundamental", lembrou.

O novo diretor da Anac elogiou a postura do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de dar prioridade à segurança e à confiabilidade como forma de contornar a crise no setor aéreo. Para ele, investimentos no setor de serviços estariam em terceiro lugar na ordem de prioridades da nova diretoria da Anac.

Voltar ao topo