Dinheiro de propina foi para candidato do PT

Rio – Em depoimento aos deputados da Assembléia Legislativa do Rio, o ex-assessor do Palácio do Planalto Waldomiro Diniz admitiu ontem ter repassado R$ 100 mil para a campanha do candidato derrotado ao governo do Distrito Federal, Geraldo Magela (PT). Segundo ele, a quantia foi entregue ao tesoureiro da campanha do petista na época, conhecido como Paulinho.

O ex-presidente da Loterj e ex-assessor parlamentar da Casa Civil Waldomiro Diniz disse ontem em depoimento à CPI da Assembléia Legislativa que investiga denúncias de irregularidades na loteria do Estado que está sendo chantageado desde janeiro de 2003 por Carlos Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Segundo ele, Cachoeira estaria contrariado por não ter conseguido instalar máquinas de videoloteria no Estado.

“Por que esse senhor nutre por mim tanto ódio? Por que esse senhor usou expediente criminoso de ter uma fita gravada durante dois anos e vir a utilizá-la agora? Foi porque eu não cedi aquilo que ele não tinha direito. Ele ganhou na Loterj um contrato para explorar a loteria online real time, com direito de durante o contrato, apresentar novas modalidades de jogos”, disse Waldomiro. Diniz disse que começou a ser pressionado por Carlinhos Cachoeira, assim que assumiu a função de assessor da Casa Civil.

Waldomiro negou, no entanto, ter intermediado campanhas políticas nas eleições de 2002 e disse que Cachoeira, teria se predisposto a “contribuir” com as campanhas de Benedita da Silva (PT) e Rosinha Matheus (PMDB, então-PSB) no Rio. “Nunca intermediei recursos para campanhas políticas. O senhor Carlos Cachoeira reiterou: ?quero contribuir com campanhas para o Estado do Rio de Janeiro?. Quero reafirmar: eu não tinha delegação nem de uma nem de outra (Benedita e Rosinha)”, disse. Waldomiro disse que teve cerca de cinco encontros com Cachoeira, duas ou três vezes em Brasília e outras no Rio. “Quero também fazer justiça, porque não houve contato (de Cachoeira) com o senhor Geraldo Magela, não foi apresentado ao Magela, não houve compromisso.”

O ex-assessor do Planalto e ex-presidente da Loterj (Loterias do Rio) disse ainda que assumiu a presidência da loteria ao aceitar um convite pessoal do então governador e atual secretário estadual da Segurança Anthony Garotinho (PMDB). Argumentou que manteve o cargo nos meses da gestão de Benedita devido a sua boa administração.

Waldomiro negou que tenha pedido propina de 1% da quantia que Cachoeira repassaria às campanhas eleitorais.

Voltar ao topo