Dilma quer Forças Armadas com o profissionalismo do país

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (8) que o trabalho das Forças Armadas tem que acompanhar os novos papéis do Brasil no cenário internacional. A declaração foi dada durante cerimônia de apresentação de novos oficiais generais militares.

“Somos a sexta economia do mundo e queremos ser um país desenvolvido, com elevado Índice de Desenvolvimento Humano, as nossas Forças Armadas também têm de estar à altura do país em meritocracia, profissionalismo e capacidade técnica e, além disso, em capacidade dissuasória”, disse, em rápido discurso após a apresentação de oficiais generais recém-promovidos das três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.

A presidenta defendeu o fortalecimento da indústria nacional de defesa e a “recomposição da capacidade operativa” das Forças Armadas para que as instituições continuem executando funções de defesa, proteção do patrimônio, cooperação com forças civis e atividades sociais e para que o Brasil mantenha sua capacidade de dissuasão na relação com outros países.

“Somos um país pacífico, que respeita a soberania das outras nações, que vive em paz com elas e que preza suas boas e frutíferas relações como nossos vizinhos há mais de 140 anos, mas sabemos que a capacidade dissuasória do Brasil é fundamental para a continuidade desse cenário de paz e de respeito mútuo”.