No Dia Mundial de Luta contra a Aids, a presidente Dilma Rousseff usou o Twitter para prestar solidariedade aos brasileiros infectados pelo vírus HIV. Dilma citou a campanha do Ministério da Saúde, lançada neste domingo, 1, que tem o objetivo de disseminar os testes gratuitos e “rápidos” do governo sobre a presença da doença. “Quem descobre o vírus da aids a tempo de se cuidar pode viver com mais qualidade”, escreveu no microblogue Twitter.

Ela disse que a gestão avança no protocolo para dar inicio ao tratamento da aids assim que é confirmada a presença do vírus no organismo. De acordo com Dilma, vários estudos demonstram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão da doença. “Com aids, não se brinca. Tem dúvida?”, questionou.

Neste domingo, o ministério anunciou medidas no atendimento aos pacientes portadores do HIV. A partir de agora, assim que a pessoa for diagnosticada com a doença, receberá tratamento imediato pela rede pública. O objetivo da medida é reduzir as possibilidades de transmissão e oferecer melhor qualidade de vida ao paciente, que será tratado com antirretrovirais.