Dilma aparece em horário eleitoral de Marta no rádio

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou nesta sexta-feira (5) do programa eleitoral gratuito do rádio da candidata Marta Suplicy (PT) e afirmou que o governo federal pretende investir no transporte público de São Paulo, em especial no Metrô – mesmo o item não estando no Orçamento de 2009.

Segundo a ministra, os primeiros recursos investidos serão oriundos de financiamentos liberados via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal. Marta vinha sendo atacada pelos adversários por ter prometido a construção de 47 km de Metrô com verba federal, apesar dos gastos não estarem previstos no Orçamento Geral da União do próximo ano. “Eu asseguro que o governo federal tem todo interesse na questão do transporte público em São Paulo”, diz Dilma.

O atual prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), manteve os ataques à petista. “Parece que ela não lembra que quebrou a cidade e que o povo a reprovou”, afirma o locutor. Kassab também ressaltou medidas de sua gestão, como a ampliação do bilhete único, que passou a valer por três horas e se estendeu ao Metrô e ao trem. Ele ressaltou ainda que foi o primeiro prefeito em trinta anos que colocou dinheiro no Metrô.

O programa do ex-governador e candidato do PSDB, Geraldo Alckmin teve como foco a saúde. Ele voltou a propor o projeto Saúde Integrada Municipal (SIM), que promete integrar todos os serviços da área e destacou a reforma do hospital do câncer. Alckmin também aproveitou para colar sua imagem em Serra. “Alckmin prefeito e José Serra governador. Juntos, eles podem fazer muito mais pela saúde”, diz o locutor.

Paulo Maluf (PP) propôs a volta Plano de Atendimento à Saúde (PAS), marca de sua gestão quando prefeito da cidade, e a construção do Freeway – laje sobre os rios Pinheiros e Tietê para construir avenidas expressas. Ciro Moura (PTC) acusou as pesquisas de intenção de voto e mídia de já terem escolhido um prefeito e pediu votos de protesto. Soninha Francine (PPS) defendeu investimentos no transporte público e a posterior implantação do pedágio urbano.

Renato Reichmann (PMN) falou sobre a abertura das escolas durante os finais de semana para o lazer da população. Ivan Valente (PSOL) afirmou que a solução para o trânsito é investir em transporte sobre trilhos. Já Edmilson Costa (PCB) defendeu a desapropriação de prédios abandonados para a criação de moradias populares. Levy Fidélix (PRTB) insistiu na construção do Aerotrem e Anaí Caproni (PCO) não participou do horário eleitoral.