São Paulo

Diante de protestos, José Serra cancela ida a evento

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), cancelou hoje sua ida à inauguração de um complexo viário na zona norte da capital paulista, após manifestantes ligados ao Sindicato dos Professores (Apeoesp) chegarem ao local para exigir negociação com o Estado. Os professores estão em greve há duas semanas e reivindicam reajuste salarial.

Apesar da ausência do governador, o evento foi mantido e coube ao deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) e ao prefeito da Capital, Gilberto Kassab (DEM), responderem às vaias e aos gritos de “mentiroso”, vindos dos mais de 50 manifestantes.

A participação de Serra na inauguração do Complexo Viário do Jaraguá foi informada, às 10h20, na agenda oficial do Palácio dos Bandeirantes. O evento estava previsto para as 12h. Às 12h15, contudo, a assessoria de imprensa do Palácio avisou os repórteres que o tucano não compareceria.

A assessoria de Serra informou primeiro que havia acontecido um “erro de agenda” e que o governador não iria por não ter participação na obra. Logo depois, os assessores corrigiram a informação e disseram que Serra não iria porque estava vistoriando outras obras e que, por engano, o informe de agenda foi distribuído para a imprensa sem o aval do governador.

Mesmo sem a presença de Serra, os professores da regional Lapa da Apeoesp apitaram e gritaram palavras de ordem ininterruptamente durante os 30 minutos da cerimônia. No palco, ao microfone, o vereador Celino Cardoso (PSDB) chamou os manifestantes de “agitadores baratos” e Aníbal completou, acusando-os de serem “a turma do apito antidemocrático”. O deputado federal tentou contemporizar e disse que vestia camisa branca, “em sinal de paz” e que Kassab usava a gravata vermelha “da conciliação”.

Em seguida, Aníbal foi novamente interrompido por gritos de “mentiroso” e reagiu: “Mentirosa é a quadrilha do Bancoop, chefiada pelo PT.” Já Kassab usou como estratégia para driblar os protestos, repetidos pedidos de aplauso para a comunidade do Jaraguá, para Serra e para “os bons professores, que estão em sala de aula”. Em coletiva após o evento, o prefeito disse que a manifestação não era inteligente. “Inibir a festa da comunidade é um grande erro. Parece que eles estão gostando do carnaval.”

O prefeito negou que Serra tenha fugido do evento por causa da manifestação dos professores. “Só falta vocês acharem que o governador não veio aqui por conta de meia dúzia de pessoas que estão gritando.” E emendou: “Serra não fugiu. Ontem à noite, ele já havia me dito que não viria.”

Ontem, em evento do governo em Francisco Morato, na Grande São Paulo, manifestantes protestaram da presença do governador e chegaram a jogar ovo no carro oficial do tucano. Hoje, os integrantes da Apeoesp reiteraram que seguirão com a estratégia de acompanhar a agenda do governador em busca de uma abertura para negociação. “Onde Serra estiver, os professores estarão”, afirmou a professora de ensino médio Maria Sifaneide Rodrigues.