Brasil

Dia de Doar, celebrado nesta terça-feira, promove generosidade

O Dia de Doar é celebrado no mundo todo em 3 de dezembro e pretende espalhar e promover generosidade. A ação ocorre em 45 países do mundo, inclusive no Brasil. A origem da comemoração é norte-americana. Em 2012, nos Estados Unidos, o Dia de Doar foi criado pela organização nova-iorquina 92Y. O “Giving Tuesday” ou “Terça-feira de Doação” é promovido sempre na primeira terça depois do Dia de Ação de Graças.

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013. “É uma campanha que não vai estimular a doação apenas para uma única organização ou projeto e sim para todos os que fazem parte dessa comunidade ou causa”, explica o diretor da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, João Paulo Vergueiro, que é responsável pelo Dia de Doar no Brasil.

Neste ano, os objetivos são as campanhas comunitárias, que promovem a doação da comunidade para a própria comunidade, buscando o engajamento local das pessoas. A campanha também ensina aos agentes locais como bolar uma ação, com dez dicas para participar do Dia de Doar. No site (https://www.diadedoar.org.br) é possível conferir histórias de quem já esteve em ação.

Voltar ao topo