Desinformação faz busca por passagens para idosos ser pequena

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) avaliou que foi pequena a demanda por passagens gratuitas ou pela redução de 50% nos preços por idosos com mais de 60 anos e com renda de até dois salários mínimos. Ontem foi o primeiro dia de vigor da legislação que garante esse benefício, de acordo com o Estatuto do Idoso. No início da noite a fiscalização da ANTT contabilizava cerca de 150 pedidos em todo o País, sendo quase 60% desse total solicitações de informações e não do benefício propriamente dito.

O superintendente dos Serviços de Transportes de Passageiros da ANTT, José Antonio Schmitt de Azevedo, informou que, em São Paulo, houve 40 pedidos de usuários, mas somente um foi atendido pela empresa Expresso Brasileiro.

“A ampla divulgação da existência de uma liminar judicial que impede a aplicação de multas às empresas contribuiu para a pouca demanda”, afirmou Schmitt. Nesta semana, o órgão regulador deverá recorrer à Justiça Federal de Brasília contra a liminar concedida à Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abratt) que impede a punição às empresas. Schmitt também esclareceu que o telefone 0800-610300 não funcionou no domingo com sua total capacidade, o que explicaria os problemas dos usuários para acioná-lo.

Voltar ao topo