Desfile reúne 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Brasília – Cerca de 30 mil pessoas participam na manhã de desta sexta-feira do desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, segundo a Polícia Militar. O coronel Renato Rodrigues, comandante da Operação Independência, informa que não foi registrado nenhum incidente até o momento.

O atendimento nos 16 postos montados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e pelo Exército também está tranqüilo. Os poucos casos de atendimento ocorrem, principalmente, por desidratação, pressão alta e hipoglicemia ? falta de glicose no sangue, comum em diabéticos. Nada grave.

O nível de umidade do ar pouco após o fim do desfile era de 31%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O público é o mesmo do ano passado. A estimativa da organização do evento era de que houvesse 40 mil pessoas.

Paralelamente, representantes de movimentos sociais concentraram-se no gramado em frente à rodoviária do Plano Piloto de Brasília para a manifestação do 13º Grito dos Excluídos, realizada simultaneamente em várias cidades. A marcha será na pista paralela da Esplanada dos Ministérios, no sentido contrário ao desfile cívico de 7 de Setembro.

Os organizadores estimam que a manifestação reúna 2 mil pessoas, o dobro do ano passado. Pelos cálculos da coordenação do movimento, concentraram-se na rodoviária de 200 a 300 pessoas. Para a Polícia Militar, foram no máximo 150 pessoas.

Voltar ao topo