Desempregado ateia fogo ao próprio corpo em Brasília

Brasília – O desempregado José Antônio Andrade Souza, 30, foi internado ontem na unidade de queimados do HRAN (Hospital Regional da Asa Norte) após ter se auto-imolado em frente ao Palácio do Planalto. Segundo a assessoria de comunicação social do hospital, ele está com 60% do corpo queimado.

O fato aconteceu na manhã de ontem. Souza ateou fogo ao próprio corpo na Praça dos Três Poderes, bem em frente ao Planalto. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar que prestaram os primeiros-socorros aplicando uma solução hidratante nas queimaduras. Em seguida Souza foi levado de ambulância ao HRAN.

Apesar dos ferimentos, Souza relatou que queria ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse ainda que vendeu um barraco por R$ 800 para se sustentar e acusou a polícia de persegui-lo desde os 12 anos de idade, quando teria perdido os documentos. Até agora, a assessoria de imprensa da Presidência da República não divulgou nenhuma declaração oficial sobre o caso.

O incidente de ontem não foi o primeiro a ocorrer bem próximo ao presidente da República. Em junho do ano passado, o vendedor ambulante Carlos Xavier Filho, 39, tentou invadir o Palácio da Alvorada, derrubando o portão principal com um Fiat Uno.

No governo José Sarney (1985-1990), um desempregado seqüestrou um ônibus e invadiu o hall de entrada do Palácio do Planalto.

Voltar ao topo