Desassoreamento do Rio Tietê será estendido por um ano

Consideradas fundamentais para evitar transbordamentos, as obras de desassoreamento do Rio Tietê serão prorrogadas por mais um ano. No trecho de 24 quilômetros onde o rio transbordou ontem, como na Ponte das Bandeiras e próximo ao Cebolão, quatro empresas realizam desde outubro do ano passado um trabalho para retirar 40 milhões de metros cúbicos de lixo e de sedimentos acumulados no leito do manancial. A intervenção é considerada por autoridades e especialistas como essencial para a manutenção do aprofundamento de 2,5 metros da calha, concluída em 2003 e responsável por evitar as constantes inundações.

O anúncio da prorrogação foi feito ontem ao jornal O Estado de S. Paulo pelo superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Ubirajara Tannuri Felix. Minutos depois de sobrevoar a cidade, Felix afirmou que a retirada do lixo do Tietê é um trabalho que não poderá parar. A um mês do fim do contrato, orçado em R$ 27,2 milhões, restam R$ 6 milhões para serem pagos. “Os contratos vão ser prorrogados e o valor que falta será aplicado nos próximos dois meses. Essa limpeza do rio precisa ser constante”, afirmou o superintendente.

Oito retroescavadeiras realizam hoje o trabalho de retirada do material acumulado no leito do Tietê, entre a Barragem Edgard de Souza e a Barragem da Penha. O rio recebe uma carga poluidora diária de mais de 1,1 mil tonelada de matéria orgânica e 300 toneladas de resíduos sólidos. O lixo despejado diretamente nos 64 córregos afluentes do Tietê também contribui para assoreá-lo.

Para Carlos Bocuhy, membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), o principal vilão do transbordamento do Tietê foi a impermeabilização do solo gerada nos últimos quatro anos pelo boom imobiliário. “Fora o atraso na obra do desassoreamento, a cidade viveu nesses anos um crescimento completamente desordenado e que aumentou muito a massa asfáltica do solo”, apontou o ambientalista.

Voltar ao topo