Deputados votam matérias em benefício das mulheres

Agência Câmara

– Como já é tradição na Casa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os parlamentares votam no mês de março projetos de interesse da população feminina. Neste ano, as 44 deputadas federais escolheram seis projetos considerados prioritários que estão prontos para ir à votação em Plenário. A lista já foi apresentada à Secretaria-Geral da Mesa, que deverá inseri-la na Ordem do Dia. São projetos que visam a inibir a violência doméstica, aumentar a participação política da mulher e assegurar lugar para as eleitas em cargos de relevância na Câmara dos Deputados. Outras iniciativas pretendem garantir a existência de creches nos presídios e assegurar os direitos da gestante que vier a falecer para quem obtiver a guarda do filho. Há ainda a idéia de se definir 2006 como o Ano da Mulher.

Além dos projetos que serão votados pelo Plenário, a bancada feminina está fazendo um levantamento das outras iniciativas que estão tramitando nas comissões da Casa que, de alguma forma, atendem aos interesses das mulheres. A idéia é conversar com os presidentes das comissões para ver a possibilidade de se agilizar a votação dessas matérias

Na próxima quarta-feira, às 15h, a bancada participa de uma comemoração do Dia das Mulheres, no Palácio do Planalto. Na ocasião, deverão apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação de um nome feminino, que ainda está sendo discutido, para ocupar uma das vagas do Supremo Tribunal Federal que deverão ser abertas com a aposentadoria compulsória de vários ministros durante a gestão de Lula. Além de 44 deputadas, a bancada feminina do Congresso é composta por oito senadoras. As deputadas Iara Bernardi (PT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a senadora Serys Marly (PT-MT) dividem a coordenação provisória dos trabalhos

PPS paranaense lembra data

As mulheres filiadas ao PPS decidiram não celebrar seu dia, neste 8 de março. “É porque no PPS todo dia é dia da Mulher. Com todo o respeito que a data merece e invoca, não fazemos distinção no calendário e prosseguimos nossa ação cotidiana, especialmente em defesa das mulheres e de seus filhos que integram as famílias mais desprotegidas social e economicamente”, explicou a deputada Arlete Caramês, que tem se reunido regularmente com correligionárias para discutir iniciativas nessa área.

Jacy Vans Perin, coordenadora estadual das mulheres na agricultura, vê a questão assim: “O PPS tem um compromisso com as mulheres que não se esgota em datas festivas. Para além do Dia da Mulher, estamos solidárias com as trabalhadoras que encaram, hoje, uma jornada dupla de trabalho, ajudando a sustentar a família, no emprego fora de casa, e que depois organizam a vida de seus filhos no dia a dia”.

Voltar ao topo