Deputados do Prona proxímos da cassação

Além dos campeões de votos nas eleições de 2002, Enéas Carneiro e Havanir Nimtz, para a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, respectivamente, mais quatro deputados federais eleitos pelo Prona podem ter seus mandatos cassados. Os federais eleitos Elimar Máximo Damasceno, Vanderlei Assis de Souza, Irapuan Teixeira e Ildeu Araújo podem perder seus mandatos na Câmara dos Deputados.

Todos eles foram excluídos do cadastro de eleitores no mês passado, após a Justiça constatar que não residiam nas cidades paulistas onde concorreram à eleição. A Procuradoria Regional Eleitoral, que já havia encaminhado ação contra Enéas e Havanir devido a suposta venda de legenda, pediu, em novo processo, a impugnação da candidatura dos quatro eleitos pelo Prona nas eleições de 2002 por fraude de domicílio eleitoral.

A ação contra os quatro deputados acusados de fraude impetrada pelo Ministério Público foi encaminhada ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), onde, paralelamente, Enéas e Havanir enfrentam investigação judicial. Devido ao recesso de fim de ano, os julgamentos só devem ser retomados no próximo mês.

Voltar ao topo