Deputada do PFL é acusada de fraude

Rio (AE) – Ex-subrelatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico da Câmara dos Deputados, a deputada federal Laura Carneiro (PFL-RJ) é apontada num processo encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) como supostamente implicada num esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que teria desviado cerca de R$ 700 mil. A denúncia, que envolve outras cinco pessoas, entre elas um assessor e um irmão da deputada, foi feita à Justiça Federal, que a encaminhou ao STF, e tem entre testemunhas o economista Luiz Etério Teixeira Ventura, ex-marido da parlamentar. A deputada alega inocência e diz que ele quer apenas se vingar.

O procurador da República Carlos Alberto Aguiar, um dos integrantes da força-tarefa formada por membros do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para combater os desvios de dinheiro na Previdência, contou que Ventura fez a denúncia há cerca de dois meses.

“A fraude foi descoberta por acaso”, relatou o procurador. “Uma correspondência comunicando um PAB, em vez de ir para o próprio posto como as demais, foi parar por engano num endereço errado, de uma pessoa com nome parecido ao do suposto beneficiário, que se assustou com o valor e fez a denúncia.”

Voltar ao topo