Denise Arruda confirmada para o STJ

O plenário do Senado acaba de referendar o nome da desembargadora Denise Martins Arruda, do Tribunal de Justiça do Paraná, para ocupar o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a desembargadora para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ruy Rosado de Aguiar, ocorrida em agosto passado.

Natural de Guarapuava, Denise Martins Arruda, 62 anos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1963. Atua no Tribunal de Justiça, onde integra a Sétima Câmara Cível e no 4.º Grupo de Câmaras Cíveis. Ingressou na carreira da magistratura em 1966, após concurso público. A desembargadora entrou no Tribunal de Alçada em 1988, e foi promovida ao Tribunal de Justiça em 2001.

A nova ministra será a quarta mulher a ocupar o cargo de ministra do STJ. A primeira a ingressar foi a ministra Eliana Calmon, em junho de 1999, seguida da ministra Nancy Andrighi, em outubro. A última foi a ministra Laurita Vaz, em junho de 2001. Após a nomeação pelo presidente da República, ainda sem previsão, a ministra terá 30 dias para tomar posse no Superior Tribunal de Justiça.

Voltar ao topo