Mudança

Denatran apresenta novas placas no padrão Mercosul

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou nesta quinta-feira (4) o novo modelo de placas de veículos que entrará em vigor no Mercosul em janeiro de 2016. Os veículos emplacados a partir dessa data deverão usar a nova placa. Para os veículos que já estão circulando, a mudança é opcional.

O novo modelo traz o nome do país escrito em uma faixa azul e no fundo branco quatro letras e três números, que serão distribuídos de forma aleatória. Em comparação com os modelos atuais, as novas placas terão um número a menos e uma letra a mais.

A placa terá as mesmas medidas das atuais, com 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. Novos dispositivos de segurança foram incluídos para dificultar a falsificação, como uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que dará acesso a informações sobre a fabricação da placa.

A identificação de local ficará do lado direito da nova placa. Logo abaixo da bandeira nacional estará a bandeira do estado onde o veículo foi emplacado e o brasão do município. A nova combinação de letras e números possibilitará 450 milhões de combinações de placas, contra 175 milhões de possibilidades do modelo atual.