Democratas leva bolo à Câmara para marcar “300 MPs de Lula”

Brasília – O líder do partido Democratas, Onyx Lorenzoni (RS), e outros dez parlamentares do partido levaram nesta terça-feira (27) para o Salão Verde da Câmara dos Deputados um bolo com velas e a inscrição ?300 MPs de Lula?, em referência às medidas provisórias editadas durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fatias do bolo foram distribuídas entre jornalistas, deputados e funcionários da Casa. Lorenzoni ironizou o número de medidas provisórias. ?Temos que comer [o bolo] rápido, se não, estaremos desatualizados?.

Segundo ele, o governo Lula é o que mais editou MPs desde o governo do ex-presidente José Sarney. De acordo com um balanço divulgado pelo parlamentar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso editou 160 MPs no primeiro mandato e 174 no segundo.

Itamar Franco aparece nos cálculos com 142; Fernando Collor, com 89; e José Sarney, com 125. No governo Lula são 239 MPs no primeiro mandato e 61 no segundo.

A Casa Civil confirma a edição de 300 medidas provisórias desde que Lula assumiu a Presidência, em 1º de janeiro de 2003. A primeira MP assinada poe ele foi a de número 103. A última, editada nesta terça-feira, é a de número 403 e refere-se aos Correios.

Voltar ao topo