Delgado pede compreensão dos ?radicais?

Brasília – Decano na bancada petista e com cinco mandatos ganhos, o deputado Paulo Delgado (MG) fez um apelo aos colegas, em especial os rebeldes, para que entendam o novo papel do PT no Congresso. Em discurso da tribuna da Câmara, para um plenário vazio, Delgado alertou para o custo político alto das críticas de aliados. Segundo ele, essas críticas aumentam o custo político de demandas particulares e deixa o governo sujeito a chantagens não de governistas, mas dos parlamentares de outros partidos que querem se aproximar do governo.

– Essas críticas reduzem a qualidade do processo de decisão que deixa de ser com base em princípios e vai para o varejo. E podem levar à deslegitimação das reformas, com a sociedade não se reconhecendo nelas – afirmou Delgado.

O deputado que sempre fez oposição ao oposicionismo do PT afirma que o partido ainda não aprendeu a angústia e a dor de ser governo e a bancada não se deu conta de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, mas o PT não é maioria no Congresso. E que isso obrigará a buscar votos na oposição.

– Não há glória na oposição de governistas ao governo num sistema presidencialista, porque, como não há voto de desconfiança (como no parlamentarismo) toda crítica é irresponsável – pondera.

Para Delgado, a bancada do PT no Legislativo mantém o discurso de oposição e de agenda negativa mesmo tendo eleito Lula porque percebe a baixa expectativa de ação parlamentar. No presidencialismo, o espaço do Parlamento é sempre da oposição. Os governistas, explica, ganham a mídia por ações no Executivo.

Voltar ao topo