Delegado ameaça processar Lula por calúnia e difamação

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro (Adepol-RJ), Wladimir Reale, anunciou hoje que interpelará judicialmente o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar o aumento da criminalidade, hoje, durante visita à governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), o candidato afirmou que ?temos uma parte da polícia despreparada, até envolvida com narcotráfico, com crime organizado?. Para Reale, a declaração de Lula é absurda. O presidente da associação, entretanto, admite a existência de maus policiais. ?Excepcionalmente, isso é possível. O que não se pode dizer é que essa é a causa da criminalidade?, argumentou. 

Em nota, o delegado afirmou que, ?ao generalizar uma acusação, o Sr. Lula foi injusto e leviano.? ?Seria injusto e leviano se todas administrações do PT fossem acusadas de corrupção, a partir do esquema criminoso que acaba de ser descoberto na Prefeitura de Santo André?, diz Reale no documento. E acrescenta: ?Uma acusação que se pode fazer ao PT, isto sim, é de que seus governos costumam coincidir com o aumento de criminalidade. Foi o que aconteceu em Porto Alegre, Brasília e, agora, Rio de Janeiro.?

Reale se reunirá com advogados na segunda-feira para providenciar a interpelação judicial do petista. Ele afirmou que se o candidato do PT confirmar a acusação, mas não apresentar provas, ?quantificando os policiais e dando nomes aos bois?, será processado por calúnia e difamação.

Voltar ao topo