Rio – Em crise de abstinência de cocaína, o adolescente B.S.C.E., de 16 anos, degolou ontem de manhã a avó, Tereza Lucas da Silva Costa, 59. O crime foi em Volta Redonda, na região do Médio Paraíba, no Estado do Rio. B. morava na Alemanha com os pais e veio para o Brasil há dois meses, a pedido da avó, que tentava livrá-lo do vício da droga, levando-o à igreja.

O crime foi na sala da casa da avó, por volta das 6h. O bairro, Santo Agostinho, fica numa área de classe média. B. e a avó estavam sozinhos na casa, onde mora também o tio do rapaz, Lamartine da Silva Costa, 36, que dormira fora. Segundo a polícia, B. e Tereza discutiram e o rapaz pegou uma faca na cozinha e a degolou. Em seguida, colocou a cabeça num saco plástico. B. teria jogado o saco no Rio Paraíba do Sul. Bombeiros percorreram o rio em busca da cabeça, mas não haviam encontrado até o início da noite. O corpo também não a havia sido liberado para enterro.

Monstro

Ao chegar em casa, o tio de B. ainda se encontrou com o sobrinho na varanda, quando ele saía com o saco nas mãos. B. virou-se para o tio e disse apenas a frase “Você tem Jesus?” Na sala, Costa deparou-se com a cena trágica: a mãe, degolada, ajoelhada do lado do sofá. Mais tarde, ainda em estado de choque, declarou: “Ele (B.) não é normal. Ele é um monstro”.

Depois de livrar-se da cabeça da avó, B. ainda voltou para casa. Ao encontrar novamente o sobrinho, Costa perguntou: “Por que você fez isso?” B. não respondeu e foi tomar banho. A polícia chegou em seguida.

O chamado foi dos vizinhos, que, aos gritos de “assassino”, tentaram linchá-lo quando ele era levado para a delegacia. O garoto foi encaminhado para um hospital, cujo nome não foi divulgado por razões de segurança, e está sob custódia da Justiça.

Tratamento

A Secretaria da Saúde de Volta Redonda informou que B. e a avó haviam passado terça-feira na unidade de desintoxicação de dependentes químicos da cidade, em busca de tratamento.

continua após a publicidade

continua após a publicidade