Defesa dispensa licitação na compra de novos aviões

Brasília

– O ministro da Defesa, Geraldo Quintão, anunciou ontem que o Conselho de Defesa Nacional aprovou a dispensa de licitação para a modernização de sete aviões de Patrulha P-3 e a compra de 12 aviões de transporte que vão substituir os atuais Buffalo que servem à Força Aérea Brasileira. A dispensa de licitação, segundo o ministro, está baseada na Constituição e na Lei 8666, por se tratar de aquisições que envolvem equipamentos de segurança nacional e questões de Estado.

O consórcio EADS-CA SA foi escolhido pela Aeronáutica para fazer a modernização dos P-3 por US$ 326 milhões, e vender os aviões de transporte, ao preço de US$ 270 milhões. Segundo o ministro Quintão, a compra dos caças supersônicos FX, não foi discutida na reunião de ontem e do Conselho e não está marcada a data de nova reunião para tratar do tema. O ministro informou, no entanto, que o presidente Fernando Henrique Cardoso lhe garantiu que a questão será discutida ainda este ano, com a presença de representantes do futuro governo.

Geraldo Quintão informou que, depois de aprovada a modernização dos aviões-patrulha e a compra de aviões de transporte, o Comando da Aeronáutica levará cerca de um ano para fechar os termos do contrato. O ministro ressaltou que se o futuro governo cancelar esses contratos, isso poderá implicar em prejuízos para o País.

Voltar ao topo