Defesa Civil avisa: perigo no mar do Sul

Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta às coordenadorias da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, desaconselhando, até o final desta semana, a atividade pesqueira e o lazer no mar nos três estados. O alerta adverte sobre a possível ocorrência de um ciclone extra tropical, que poderá provocar temporais, rajadas elétricas e fortes ventos. Trata-se de um fenômeno comum na região do País durante o outono.

A Sedec mantém equipe de plantão, inclusive uma meteorologista, para acompanhar o desenvolvimento da formação do ciclone. Por enquanto, assinala a meteorologista Cristina Lourenço, o fenômeno não tem semelhança com o ciclone Catarina, que no último mês de março, atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Sedec trabalha em conjunto com os institutos de pesquisas meteorológicas.

O alerta enviado pela Sedec informa que podem ocorrer rajadas de ventos com até 80 quilômetros por hora, no continente, e com até 100 quilômetros por hora, no oceano. Os órgãos estaduais, se for confirmada a formação do ciclone, cuidarão de avisar a população dos quatro estados sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas.

As autoridades portuárias do Rio Grande do Sul informaram ontem que a navegação de barcos pesqueiros está praticamente interrompida nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por conta da passagem de um ciclone extratropical pela região que, desde a tarde de terça-feira, vem causando fortes ventos e grandes ondas em todo o litoral.

Voltar ao topo