Defesa Civil alerta para chuva forte em 14 estados e no Distrito Federal

Brasília – Áreas de instabilidade associadas à presença de frentes frias motivaram o envio, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, de alertas de chuva forte às defesas civis de 14 estados ? Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Espírito Santo ? e do Distrito Federal.

Com base em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segundo o alerta, no litoral, Vale do Paraíba Serra da Mantiqueira e norte de São Paulo a chuva começa nesta sexta-feira (4) devido a frente fria no litoral do sudeste, que também afetará os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá e Piauí.

O alerta acrescenta que em alguns momentos a chuva poderá ser acompanhada de descargas elétricas e persistirá no final de semana.

Já no norte e oeste do Ceará, no Rio Grande do Norte e também no Amazonas, áreas de instabilidade tropicais manterão  o tempo chuvoso até domingo (6) e no Sudeste, a chuva persistirá até segunda-feira (7) na Bahia e no Rio de Janeiro.

A Sedec, em seus alertas, recomenda que a população seja orientada a evitar áreas de alagamento e com risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.

Voltar ao topo