Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em 11 estados e no DF

Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou, na tarde desta sexta-feira (27), alerta de baixa umidade do ar de amanhã (28) até segunda-feira (30) em nos estados de Rondônia, Acre, Piauí, Maranhão, Bahia, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais e no Distrito Federal. Segundo a Sedec, a baixa umidade deve-se à presença de uma massa de ar seco sobre a região central do país.

 Nesse período, a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30% em Rondônia; no Acre; no sul do Piauí e do Maranhão; no oeste da Bahia; no sul do Pará; em Tocantins; no centro-norte de Goiás; no centro e oeste de Mato Grosso do Sul; em Mato Grosso; no noroeste e oeste de Minas Gerais e no Distrito Federal.

A Sedec desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol, entre as 10 e as 17 horas, especialmente entre as 14 e as 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa, e recomenda a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

A secretaria lembra ainda que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais e, por isso, recomenda que não se façam fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios devem ter atenção redobrada, devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Voltar ao topo