Defensores da lista fechada buscam alternativa

Depois da derrota de ontem dos deputados que defendem a lista fechada de votação – ponto mais polêmico da reforma política -, os defensores da mudança buscam uma proposta alternativa para tentar garantir a votação da reforma na próxima semana. O relator da reforma política, Ronaldo Caiado (DEM-GO), vai se reunir com os autores de algumas novas propostas, como a deputada Rita Camata (PMDB-ES).

A bancada do PT na Câmara também apresentará uma proposta alternativa. As novas propostas, com algumas diferenças, têm em comum a votação em uma lista flexível, em que o eleitor vote primeiro no partido e depois tenha a opção de escolher um candidato de sua preferência. A proposta original de Ronaldo Caiado não contemplava este voto facultativo do eleitor.

Para o relator, o ideal seria apenas o voto na legenda, e as convenções partidárias se encarregariam de elaborar uma lista dos candidatos que deveriam ser eleitos. Caiado reconhece, no entanto, que a proposta original terá que ser modificada para salvar a reforma e tentar garantir a aprovação de outro ponto, o financiamento público de campanha.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.