Brasília – O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, pediu nesta quinta-feira (14) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que participe do abaixo-assinado que as centrais sindicais estão fazendo em favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários. 

continua após a publicidade

O pedido foi feito durante a solenidade de assinatura da mensagem presidencial que encaminhou ao Congresso Nacional duas convenções da OIT sobre direitos trabalhistas. Henrique entregou uma cópia para o presidente assinar, mas Lula apenas leu o documento e entregou a um de seus assessores.

O presidente da CUT disse que a idéia de fazer um abaixo-assinado foi do presidente Lula. Segundo ele, durante uma reunião no Palácio do Planalto, Lula deu um ?puxão de orelha? e sugeriu que as centrais sindicais fizessem ?uma grande campanha para arrecadar assinaturas pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários?.

Em seu pronunciamento, Lula disse que a iniciativa de propor a redução deve ser das entidades sindicais. ?Se fosse apenas uma proposta do governo, iria se transformar em um embate entre o governo e a oposição e muitas vezes o povo ficaria alheio, assistindo aos discursos?, disse.

continua após a publicidade

Lula defendeu que os avanços da modernidade devem significar não apenas um aumento de produtividade ou de rentabilidade, mas também um aumento das horas de lazer do trabalhador.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, também pediu a ajuda de Lula para a proposta. ?Eu sei que o senhor não vai assinar, mas pode ajudar muito a reduzir a jornada de trabalho no Brasil?, disse.

continua após a publicidade