Cursos de seis federais impedidos de ser ofertados

Seis universidades federais estarão impedidas de ofertar, no próximo ano, dez cursos considerados insatisfatórios em avaliações realizadas pelo Ministério da Educação.

Hoje a pasta divulgou a lista de cursos que obtiveram nota ruim no CPC (Conceito Preliminar de Curso) em 2008 e 2011 -os cursos são avaliados a cada três anos- e, por isso, estarão impedidos de ser ofertados em vestibular em 2013. O CPC é um indicador de qualidade das graduações, cujo índice varia entre 1 e 5.

A listagem, publicada no “Diário Oficial da União”, inclui 200 cursos. Ontem, o MEC informou que 207 cursos seriam punidos -os outros 7, segundo a assessoria de imprensa, fazem parte da Universidade São Marcos, descredenciada em junho deste ano.

As seis universidades federais com cursos considerados ruins são: Universidade Federal do Pará (engenharia mecânica, pedagogia, e letras), Universidade Federal Fluminense (ciências sociais e arquitetura e urbanismo), Universidade Federal de Pernambuco (engenharia cartográfica), Universidade Federal de Uberlândia (ciências sociais), Universidade Federal de Viçosa (geografia) e Universidade Federal de Roraima (matemática).

Esses cursos das federais obtiveram, em 2008 e 2011, desempenho insatisfatório no CPC: nota 1 ou 2. Entretanto, todas elas apresentaram melhora de um ano para outro, saltando do índice 2 para 1, por exemplo. O desempenho ainda é insuficiente, mas devido à tendência de melhora, essas instituições podem, já em 2013, tentar reverter a proibição de vestibular nesses cursos.

Voltar ao topo