Cúpula Intercontinental discute futuro da Alca

Agência Câmara – Começa hoje, no Plenário da Câmara, a Cúpula Parlamentar de Integração Continental, que vai reunir presidentes e representantes de parlamentos de 35 países para discutir a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Na pauta, temas como os projetos de integração regional -o Mercosul e o Nafta; as barreiras tarifárias e não-tarifárias; os impactos da Alca sobre o nível de emprego; e as relações do Executivo e do Legislativo na condução das negociações econômicas.

Com instalação prevista para 2005, o bloco econômico do continente americano representa um mercado de 783 milhões de pessoas, com um PIB da ordem de US$ 11,5 trilhões. Diante da dimensão do acordo, considerado uma das mais importantes decisões do continente, o presidente da Câmara, deputado Aécio Neves, defende maior participação dos legislativos nas discussões que antecedem a formação do bloco.

Para o coordenador do evento, deputado Marcos Cintra (PFL-SP), o Poder Legislativo tem importante papel na consolidação do bloco, uma vez que cabe a ele ratificar o acordo. Por isso, o deputado também considera fundamental a participação mais efetiva dos parlamentos nas negociações.

Voltar ao topo