Prático

Após CNH, documentos do carro também ganham versão para celular

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Até o final do ano, todos os documentos que você precisa para andar de carro pelo Brasil podem estar no seu celular. Após a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já possui uma versão eletrônica, o mesmo aplicativo deverá possibilitar a consulta das versões eletrônicas do CRLV e do seguro obrigatório – DPVAT, segundo determinação da Resolução nº 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), até o final de 2018.

A partir desta segunda-feira (27), motoristas do Distrito Federal podem começar a usar a novidade. Assim como a CNH Digital, o app mostra o licenciamento com todas as informações do documento impresso, além de um QR Code que pode ser lido para verificar a autenticidade do CRLV. Além disso, permite também a exportação em arquivo de visualização, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade que exija um documento autenticado. Ainda não há data para que outros estados comecem a adotar a solução. No Paraná, a CNH eletrônica já é aceita.

A versão digital dos documentos permite, no mesmo aplicativo da CNH, o cadastro também o veículo, sem exigir que o proprietário compareça ao Detran. Para ter a versão digital do licenciamento e do seguro obrigatório no app, o proprietário do veículo precisa ter quitado o licenciamento do veículo de 2018, além de contar com suporte do Detran de seu estado já tendo aderido à tecnologia.

App

O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na App Store e Google Play. Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital, não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel. No app, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Mais informações estão no portal do Denatran.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Perseguição policial na BR-116 termina com morte de PM em acidente de moto