Cresce reprovação a governo Lula

Brasília – Pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada ontem mostrou que a avaliação ruim e péssima do governo Lula registrou um crescimento de 11% em junho para 14% em setembro.

A pesquisa trimestral ouviu 2 mil eleitores entre os dias 18 e 22 de setembro. No novo levantamento, a avaliação ótima e boa do governo mostrou-se estável, registrando neste mês os mesmos 43% apontados em junho.

A avaliação regular também aumentou, oscilando de 38% para 40% na última pesquisa. Já a confiança no presidente Lula caiu de 76% em junho para 70%. A pesquisa do Ibope foi realizada pouco antes de a Câmara dos Deputados concluir a aprovação da reforma tributária, mas depois de os deputados terem a da Previdência e a própria tributária em 1.º turno.

A pesquisa revelou também que o brasileiro está mais preocupado com a inflação, o desemprego e a renda. 40% opinaram que a inflação aumentará nos próximos seis meses (36% dos entrevistados, em junho) e 22%, que diminuirá; 49% acham que o desemprego se ampliará (42%, em junho) e 27% afirmaram que se reduzirá (32%, em junho). Em junho, 32% disseram que haveria um aumento na renda dos cidadãos em geral, nos seis meses seguintes, mas esse índice caiu para 27% em setembro. Apesar de, em setembro, a aprovação do governo ter ficado em 69% (70% em junho), a pesquisa apontou que o combate ao desemprego é uma das áreas em que o governo federal tem os piores resultados.

Voltar ao topo