Cratera de 22m assusta moradores de Ribeirão Preto

Uma cratera de 22 metros lineares e três metros de profundidade está preocupando os moradores do Jardim Candido Portinari, bairro de Ribeirão Preto, no interior paulista. Há pouco mais de dois meses a erosão foi aberta numa lagoa de contenção do bairro, que está seca, e cedeu a cada dia, aproximando-se das casas, que trepidam com os rompimentos. O Corpo de Bombeiros isolou a área no começo do mês e a prefeitura monitora diariamente o local, pois, se chover, a situação poderá se agravar.

A prefeitura espera a conclusão de licitação para reconstruir a linha de tubos, segundo informou o secretário de Infraestrutura, José Roberto Romero. “As casas não correm risco”, disse. Romero afirmou que havia uma galeria antiga em uma área de loteamento que soltou o rejuntamento e permitiu que a água percorresse entre os tubos. Isso formou uma cratera com 22 tubos caídos e dez danificados (deslocados no aterro). “O solo arenoso não tem coesão e cede um pouco quando passa o trem”, disse ele, referindo-se a uma estrada de ferro que passa perto do local.

Os moradores da área se dizem preocupados, pois as casas tremem quando passam composições férreas. Romero afirmou que não é possível fazer um aterro porque, com uma chuva repentina, a água seria lançada em direção às residências. Para evitar que crianças cheguem ao local, uma grade de proteção foi colocada para evitar o acesso ao buraco.