CPI vota convocação de Candiota, Casseb e Maluf

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Banestado, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), anunciou reunião da CPI para a próxima terça-feira (10), a partir das 13h. Há 52 requerimentos para votação, entre eles um que pretende convocar o ex-diretor de Política Monetária do Banco Central Luiz Augusto de Oliveira Candiota e outro que pede a convocação do presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, ambos apresentados pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). Há também requerimento para convocar o ex-governador de São Paulo Paulo Maluf.

A pauta será a mesma de junho, mas Antero informou que deverá apresentar como tema extra na reunião uma carta rogatória para que seja ouvido, no Uruguai, João Arcanjo Ribeiro, atendendo a pedido do relator, deputado José Mentor (PT-SP). Antero disse já ter feito várias solicitações que não foram aceitas pelo governo uruguaio. O senador informou que apresentará o pedido mais uma vez, embora tenham surgido notícias em seu estado de que Arcanjo será extraditado no final do mês para o Brasil, o que permitirá, então, que ele seja ouvido pela CPI em Cuiabá.

Antero se manifestou a favor de iniciativas como a do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) de tentar uma conciliação entre ele e o relator da comissão. Mentor também concordou com a volta do entendimento e culpou o PSDB pela politização dos trabalhos da comissão. Sucessivas reuniões da CPI foram adiadas por falta de concordância entre o relator e o presidente da comissão. O PSDB sustenta que Mentor quer adiar a convocação de Maluf, enquanto o relator tem insistido em convocar novamente o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco.

O requerimento para convocar Gustavo Franco já está aprovado, mas há divergências sobre o tema. “O que falta aprovar agora são os requerimentos do Candiota, do Casseb, do Beny Parnes (ex-diretor da Área Internacional do Banco do Brasil), do Paulo Maluf, do presidente do Bank de Boston, Geraldo Carbone, e de algumas pessoas físicas e jurídicas”, disse o presidente da comissão.

Antero disse não temer a politização dos trabalhos da comissão com a votação da convocação dessas pessoas e lembrou que os requerimentos estão na CPI desde setembro do ano passado. Ele afirmou ainda que a decisão da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) de convidar os presidentes do Banco do Brasil e do Banco Central, Henrique Meirelles, para depor não invalida o trabalho da CPI.

Voltar ao topo