CPI tenta ouvir Celso Pitta nesta terça

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Banestado faz hoje uma nova tentativa de ouvir o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Na semana passada, Pitta compareceu à CPI, mas não prestou depoimento. Os integrantes da comissão se sentiram constrangidos de interrogar o ex-prefeito, que trazia duas liminares, também obtidas junto ao STF, que lhe garantia o direito de não responder a perguntas consideradas incriminadoras.

A primeira concedia a Pitta o direito de não assinar o termo de compromisso de falar a verdade e a segunda permitia que ele fosse ouvido, em caráter reservado, somente pelos membros titulares da comissão. Os senadores não concordaram e a sessão foi suspensa.

Depois de um pedido de reconsideração encaminhado pelo presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), o ministro Cezar Peluso, do STF, emitiu novo parecer sobre a segunda liminar concedida a Pitta na semana passada manteve a sessão secreta, mas assegurou o direito à participação de senadores e deputados suplentes ou aqueles que não são membros da CPI, além de permitir a presença de assessores parlamentares.

Voltar ao topo