CPI investiga ?ONGs de fachada?

Foto: J. Freitas/Agência Senado

Heráclito: denúncias.

Heráclito informou que a equipe vem fazendo cruzamentos de informações e conseguiu dados bastante esclarecedores, como indícios de desvio de recursos públicos e existência de ONG ?de fachada?.

O senador disse que não poderia entrar em detalhes sobre os documentos descobertos pela equipe, uma vez que se negou a vê-los. Ele lembrou que sempre há denúncias de vazamento de informações em CPIs e, por isso, preferiu não ter acesso aos detalhes das denúncias. ?O governo está começando o ano com alguns pepinos e um deles tem a ver com esses documentos?, afirmou.

A previsão é que a CPI reúna-se logo em seguida à abertura da sessão legislativa – 6 de fevereiro. Composta por 11 senadores, a comissão foi criada com o objetivo de apurar a liberação, pelo governo federal, de recursos públicos para organizações não- governamentais (ONGs) e para organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), bem como a utilização, por tais entidades, desses recursos e de outros por elas recebidos do exterior, a partir do ano de 1999 até a data de 8 de novembro de 2007.

A CPI enfrentou dificuldades no final de 2007, com a rejeição de requerimentos de convocação de depoentes e de quebra de sigilo bancário. Heráclito afirmou que na época dessas decisões a Casa lidava com outras prioridades, como as denúncias contra o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Recentemente, o presidente da CPI, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), adiantou que funcionários que prestam serviços à comissão haviam conseguido documentos ?que vão balançar a CPI? em fevereiro, quando o Congresso retomar suas atividades.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) acredita que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o uso de recursos públicos por organizações não-governamentais (ONGs) deverão ?esquentar? a partir de fevereiro. O parlamentar afirmou que a equipe de funcionários da comissão levantou uma série de denúncias e ?há muita coisa braba?.

Voltar ao topo