CPI do Banestado conclui série de interrogatórios no Rio

Rio – Terminou hoje, na sede da Justiça Federal no Rio de Janeiro, a série de interrogatórios realizados pela CPI do Banestado, que investiga a evasão de divisas para o exterior. Foram ouvidos 14 dos 23 suspeitos de participação em sonegação fiscal e envio de dólares no caso conhecido como Propinoduto.

O deputado José Mentor (PT/SP), relator da CPI, disse que os depoimentos foram produtivos porque tomaram conhecimento de alguns procedimentos irregulares usados nos casos dos Propinodutos I e II, além de mecanismos novos para burlar a legislação tributária.

Os parlamentares comprovaram até agora que ocorreram duas evasões de divisas, tanto pela rede bancária quanto pelo esquema de corrupção da Secretaria Estadual de Fazenda. Mas segundo o deputado José Mentor, ainda não ficou completamente esclarecido se foi por ?laranjas, pela fronteira, dólar a cabo, fax , internet ou outros sistemas?.

Hoje a CPI ouviu o ex-fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda, Rodrigo Silveirinha, condenado a 15 anos de prisão por corrupção e desvio de dinheiro publico para o exterior, e Reinaldo Pita, empresário e sócio da Passabra, de câmbio e turismo, também condenado a 11 anos por favorecimento no caso Propinoduto e evasão de divisas .

Agora a Comissão Parlamentar vai a São José do Rio Preto, em São Paulo, onde, segundo os parlamentares, está havendo movimentação irregular com ouro.

Foz do Iguaçu, Curitiba Blumenau e Campinas são as outras cidades que deverão ser visitadas pela Comissão.

Voltar ao topo