| Foto: Édson Santos/Agência Câmara |
| CPI do Apagão Aéreo: partidos indicam representantes. |
Brasília – A CPI do Apagão Aéreo, na Câmara, será instalada hoje, às 15h, de acordo com decisão tomada na reunião do presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), com os líderes dos partidos políticos. Os partidos tinham até meia-noite de ontem para indicar os deputados que vão representá-los na comissão parlamentar de inquérito. Caso algum partido não indique seus representantes, isso será feito por Chinaglia, por ofício, como determina o regimento interno da Câmara.
Os partidos de oposição foram os primeiros a concluir as indicações. Das 24 vagas de titulares (e mesmo número de suplentes), a oposição tem direito a oito indicações, e os governistas a 16. A oposição na CPI do Apagão Aéreo terá Gustavo Fruet (PSDB-PR), Vanderlei Macris (PSDB-SP), Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), Solange Amaral (DEM-RJ), Vic Pires Franco (DEM-PA), Vitor Penido (DEM-MG), Geraldo Thadeu (PPS-MG) e Luciana Genro (Psol- RS) como titulares. Os suplentes são Carlos Sampaio (PSDB-SP), Otávio Leite (PSDB-SP), Rodrigo de Castro (PSDB-MG), Efraim Filho (DEM-PB), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Silvinho Peccioli (DEM-SP), Arnaldo Jardim (PPS-SP) e Ivan Valente (Psol-SP).
Do lado dos governistas, indicaram seus representantes na CPI o PP, o PR, o PTB e o PDT. Até agora, o quadro é o seguinte entre os governistas: Titulares: Beto Mansur (PP-SP), Nelson Meurer (PP-PR), José Carlos Araújo (PR-BA), Paes Landim (PTB-PI) e Wolney Queiroz (PDT-PE). Suplentes: Luiz Fernando Faria (PP-MG), Sandes Júnior (PP-GO), Léo Alcântara (PR-CE), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Sérgio Brito (PDT-BA).
O PT decidiu, em reunião de seus coordenadores, que só hoje cedo apresentará os nomes dos deputados que vão representar o partido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar causas e responsabilidades pela crise no controle do tráfego aéreo no País.
O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), explicou que os nomes dos oito deputados – quatro titulares e quatro suplentes – serão escolhidos entre 14 petistas que são candidatos a integrar a CPI. Luiz Sérgio informou que ofereceu ao PMDB a possibilidade de uma troca pela qual este partido ficaria com a relatoria da CPI – em vez de ficar com a presidência, como havia sido acertado -, e o PT ficaria com o comando da comissão. Mas o PMDB, segundo o líder petista, respondeu que ficará mesmo com a presidência da comissão.