Cotista de baixa renda terá bolsa em universidade federal

Os alunos de baixa renda aprovados por meio das cotas em universidades federais receberão uma bolsa do governo federal para as despesas do curso de graduação.

“Aqueles alunos que têm uma renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo e vão fazer medicina, que é tempo integral durante seis anos: como é que eles vão terminar a faculdade se não tiverem uma renda? Vamos fazer uma bolsa para esses alunos com mais de 5 horas de jornada e baixa renda”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante (Educação) nesta quinta-feira.

Segundo ele, o Ministério da Educação vai entregar a esses alunos um cartão magnético, nos moldes do que já acontece hoje em programas como o Bolsa Família – ele não deu detalhes do valor do benefício.

Lei sancionada em agosto pela presidente Dilma Rousseff prevê a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Metade dessas vagas deve ser destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa – é esse o universo de alunos que poderá ser beneficiada com ajuda de custo do governo, desde que matriculada em cursos de maior jornada de estudos, como medicina.

Hoje, o MEC já repassa recursos de assistência estudantil para as 59 universidades federais do país. Em 2013, serão R$ 650 milhões para a rubrica.

Paulistas

O ministro elogiou a iniciativa de USP, Unesp e Unicamp em adotar um programa conjunto para aumento de estudantes de escolas públicas em seus cursos.

“É muito positivo que as universidades estaduais do Brasil acompanhem o esforço das universidades federais e que a gente amplie as cotas”, disse o ministro. Questionado se elas não estavam atrasadas, diante da lei de cotas que já valerá para 2013 para as universidades federais, Mercadante disse: “É melhor que, mesmo que depois [das federais], elas cheguem”.