Corte nos gastos do governo preocupa Conselho Nacional de Saúde

Brasília – A necessidade de redimensionar a proposta orçamentária para este ano, com cortes de aproximadamente R$ 20 bilhões, preocupa os integrantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), embora a equipe econômica do governo já tenha anunciado que áreas sociais, como saúde e educação, serão poupadas. A preocupação foi manifestada nesta quinta-feira (10) pelo presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, durante a primeira reunião do conselho neste ano.

"Dependendo de onde o corte venha a acontecer, pode repercutir na área de saúde, com incremento da demanda ao Sistema Único de Saúde [SUS]", disse ele. Corte em saneamento básico, por exemplo, "significa aumento imediato de doenças e sobrecarga de atendimentos pelo SUS".

Ao lembrar que o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) provocou a perda imediata de R$ 4 bilhões na área de saúde, Batista destacou que não se sabe como essa diferença será coberta.

Se, além disso, vierem cortes também em áreas que podem repercutir no SUS, vai haver "piora na qualidade da saúde da população", alertou Batista. "Falta financiamento adequado para superação dos gargalos do SUS." De acordo com o presidente do CNS, se, paralelamente a isso, houver aumento da demanda por tratamentos de saúde, "a tendência natural é o aprofundamento das dificuldades atuais".

Voltar ao topo