Corte de R$ 20 bilhões terá que ser feito “a muitas mãos”, diz ministro

Brasília – O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou nesta quinta-feira (17) que o corte de R$ 20 bilhões nas despesas do governo terá que ser feito. Segundo ele, ainda está sendo estudado de que forma serão feitos os cortes: "Estamos vendo como, e terá que ser feito a muitas mãos", disse José Múcio à saída de encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

José Múcio informou que discutiu a questão com Mantega e que iniciou conversas para "reduzir demandas dos estados"  quanto à ocupação de cargos no governo.

Ele disse que tem ido a diferentes ministérios para tratar dos cortes e de outros assuntos. Na conversa com a ministra Marina Silva, por exemplo, José Múcio lembrou ter dito a ela que cuidasse do meio ambiente, enquanto ele cuidaria do "bom ambiente".

Ainda sobre a questão orçamentária, o ministro informou que está prevista para hoje reunião de parlamentares da Câmara e do Senado com assessores do Ministério do Planejamento, para analisar onde os cortes poderão ser feitos. "Todos têm absoluta consciência da necessidade do corte, embora ninguém queira que isso aconteça em seus ministérios ou com suas emendas", afirmou José Múcio.

Segundo ele, essa foi a principal reivindicação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que chegou ao Ministério da Fazenda quando José Múcio conversava com os jornalistas. Temporão disse que, no encontro com Mantega, reafirmaria a total necessidade de assegurar recursos para o setor e tentar definir medidas que reforcem o caixa da saúde.

Voltar ao topo