Jornalista e indigenista desaparecidos

Corpos são encontrados na Amazônia, diz família de jornalista Dom Phillips; PF nega

O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira sumiram na Amazônia no dia 5 de junho. Foto: Reprodução Twitter/Divulgação Funai

A família do jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian, informou que dois corpos foram encontrados nesta segunda-feira (13) em meio às buscas no Vale do Javari (AM), na Amazônia, e que serão periciados para confirmar se são de Dom e do indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio).

LEIA TAMBÉM:

>> Corpos de Dom Phillips e Bruno Pereira foram encontrados, afirma esposa do jornalista

>> Locutor de rodeios é o mais novo deputado federal do Paraná

>> Aposta de Curitiba leva a quina da Mega; próximo prêmio será de R$ 52 milhões

Em nota, a Polícia Federal negou que os corpos de Bruno e Phillips tenham sido encontrados. Os dois estão desaparecidos desde 5 de junho, quando foram vistos pela última vez no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, para onde se deslocariam em uma embarcação.

Procurado pelo UOL, Marcus Farias Sampaio, irmão de Alessandra, confirmou a informação sobre a localização de dois corpos durante as buscas. Contudo, negou que eles tenham sido identificados.

“[Minha irmã] foi sinalizada por um amigo agora pela manhã que dois corpos foram encontrados, mas entendemos que ainda precisam ter a identificação”, relatou, em conversa pelo WhatsApp.

Paul Sherwood, cunhado de Dom, disse ao jornal The Guardian ter sido informado sobre a localização de dois corpos pela embaixada brasileira na Inglaterra. “Eles não descreveram a localização. Disseram apenas que os corpos foram encontrados na floresta e que estavam amarrados junto a uma árvore. Mas os corpos ainda não foram identificados”, informou ao The Guardian.

Polícia Federal descarta

Em nota, o comitê de crise coordenado pela Polícia Federal descartou a informação de que os corpos de Bruno e Dom teriam sido encontrados. Mas não se posicionou sobre a possível localização de dois corpos, que estariam sendo periciados.

“Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips. Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos”, diz a PF.

“Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados”, conclui o texto, sem mencionar a informação posterior da localização de dois corpos ainda não identificados.

Sem achados na área, informa Univaja

A Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) negou que corpos teriam sido encontrados no local. “Acabamos de confirmar com nossa equipe via telefone satelital que não encontraram nenhum corpo na área de busca”, informou em comunicado à imprensa.

Em seu perfil no Twitter, a Apip (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) disse que Bruno e Dom seguem desaparecidos. “Solicitamos que aguardem uma posição oficial”, pediu.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro