O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou nesta quinta-feira, 14, a Operação Gênesis, investigação em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público de Pernambuco contra desvios de R$ 3,5 milhões da verba da merenda escolar de Quipapá, pequeno município de 25 mil habitantes a 180 quilômetros do Recife.

continua após a publicidade

Com autorização judicial, a Operação Gênesis cumpre 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Quipapá, Caruaru, Garanhuns, Terezinha, Correntes e também na capital pernambucana para “desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em processos licitatórios em diversos municípios”.

continua após a publicidade

De acordo com as investigações, um grupo de empresas atua em conluio, mas se apresentam como concorrentes nas licitações do setor.

continua após a publicidade

A organização criminosa, segundo a Controladoria, mirava contratos para a oferta de alimentação escolar aos estudantes matriculados em todas as etapas e modalidades da educação básica da rede pública e de entidades qualificadas como filantrópicas ou por elas mantidas. Apenas na cidade de Quipapá, as empresas receberam R$ 3,5 milhões em recursos federais.

A Promotoria de Pernambuco aponta combinação de preços entre as empresas que forjavam a concorrência. Segundo o Ministério Público, quando não havia composição entre as empresas, os produtos fornecidos para as escolas era de má qualidade.

A Gênesis mobiliza 90 integrantes da Controladoria, da Promotoria e da Polícia. Os investigados devem responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.