Contribuintes obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda têm o último fim de semana para o preenchimento. O prazo de entrega termina na quarta-feira (30). Até ontem, às 14 horas, a Receita havia recebido 15 milhões de declarações, de 24,5 milhões esperadas. Tributaristas orientam o contribuinte a entregar a declaração no prazo, mesmo incompleta, para evitar multa, e depois fazer uma retificadora.

A falta do CNPJ/ CPF de empresas/pessoas físicas indicadas na ficha de Pagamentos Efetuados ou do CPF de dependentes maiores de 18 anos impede o envio. O CPF pode ser solicitado no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Como o prazo para consulta do número no site da Receita é de 48 horas, a solicitação deve ser feita até segunda-feira.

É exigido também o número do recibo da declaração de 2007. O dado pode ser consultado no site da Receita. Segundo Juliana Ono consultora tributária da editora FiscoSoft, no caso de contribuintes que entregaram retificadora, tem acontecido de a Receita informar o número do recibo da original. ?O dado não é aceito pelo sistema. Uma saída é entregar o formulário de papel, que não pede o número.

O contribuinte pode utilizar o formulário eletrônico ou de papel (à venda nos Correios por R$ 3,40). O eletrônico é baixado do site www.receita.fazenda.gov.br, assim como o programa de envio (Receitanet). A simplificada é indicada a quem tem despesas dedutíveis inferiores a 20% da renda bruta, com limite de R$ 11.669,72, e a completa a quem teve despesas dedutíveis acima de 20% da renda bruta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.